A importância da Ginástica Facial para manter a jovialidade do rosto.

Ginástica facial em frente ao espelho.

“…Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?…” Dependendo da época, a resposta para essa pergunta infame pode variar muito.

Atualmente a sociedade tem se preocupado muito com a beleza. Isso acontece por que a mídia influencia na busca por um padrão de beleza, ela sempre passa a informação que as pessoas para serem bonitas têm de ser magras, barriga sarada, rosto bem cuidado, pele lisinha, etc… Se a pessoa não for assim, ela não é bonita e também, ‘não pode ser feliz’, porque não cumpre o padrão estabelecido por eles. Em virtude deste padrão imposto, as pessoas tem se tornado extremamente vaidosas. E essa vaidade excessiva empurra milhões de pessoas para um caminho que ao invés da perfeição, tudo o que conseguem alcançar é a própria insatisfação pessoal.

Ainda são oferecidos tratamentos “empíricos”, sem nenhum embasamento científico. Porém, o que as mulheres não conseguem vislumbrar é que, quando se jogam de cabeça nesse mundo paralelo da busca exagerada pela beleza, estão fazendo muito mal a si mesmas, pois nunca estarão satisfeitas, deixando a sua autoestima cada vez mais baixa. A mulher acaba virando escrava da busca pelo ideal imposto pela sociedade, não medindo forças para conseguir o que seu imaginário está buscando.

Qual é o papel do esteticista?

Aqui entra o nosso papel. Escutar os anseios de nossas pacientes, porém não executar tudo que elas nos pedem e explicar as limitações que existem. A nós cabe manter o equilíbrio e mostrar o melhor caminho para que as pacientes não caiam em ciladas.

Esteticista e cliente.
Esteticista atendendo cliente com protocolo facial.

É nossa obrigação do profissional saber oferecer para ao cliente um tratamento onde ele possa “envelhecer” com saúde. Um envelhecimento natural, controlado, não causando prejuízos para sua imagem, como acontece na busca constante pela juventude. Sempre orientar que os tratamentos necessitam ser mais preventivos, além de hábitos saudáveis diariamente, como a ingestão de bastante água, atividade física e alimentação saudável. Cuidar da beleza alheia exige formação. Necessitamos dominar todos os recursos que temos ao alcance, como anatomia, cosmetologia, entre outros para sempre trabalharmos adequadamente e obtermos resultados esperados.

Simetria é uma relação de paridade em respeito a altura, largura e comprimento das partes necessárias para compor um todo. Consiste na união e conformidade das partes de um trabalho, em relação à sua totalidade, e na beleza de cada uma das partes que compõem o trabalho. É necessária para a beleza de uma construção, ou para a beleza da figura humana. Quando você se olha no espelho, já observou se o seu rosto é assimétrico? Apesar de o corpo humano apresentar diversas SIMETRIAS, dos pés á cabeça, no rosto é importante que elas sejam equilibradas.

O que é simetria facial?

 É o equilíbrio que os dois hemisférios da face apresentam, ou seja, as hemifaces direita e esquerda. O rosto não possui hemisférios idênticos, mas sim equilibrados quanto à forma e função. Uma assimetria exagerada pode impedir o seu equilíbrio. Um dos segredos da BELEZA facial é priorizar a característica de cada, levando à graciosidade, individualidade e autenticidade.

Os pontos mais expressivos do rosto são as pálpebras, os cantos da boca e região das bochechas, também conhecidas como maçãs do rosto. Nosso rosto expressa constantemente nossas emoções, durante o riso, por exemplo, as bochechas se movimentam. No caso da raiva e medo, o pescoço mostra tensão, as narinas se abrem e a testa se contrai quando a expressão é de preocupação e tristeza. Para manter o equilíbrio facial, é importante buscar uma SIMETRIA adequada, através aplicações estéticas que poderemos mesclar técnicas faciais manuais e cosméticas, que estão ao alcance de nós profissionais, são terem custos exagerados como: ginástica, massagem que promovem estímulos celulares tanto no tecido muscular como na pele. Assim ocorre a manutenção da ordem facial, ou seja, a simetria facial e contribuem para uma expressão na comunicação com consciência.

INDICAÇÕES.

Peles desvitalizadas, que apresentam flacidez de pele e de músculo, com presença de rugas e marcas de expressões profundas.

CONTRA INDICAÇÕES.

Não se deve aplicar esta técnica a peles lesionadas, com presença de acne ou qualquer outra manifestação de processo inflamatório, com fragilidade capilar ou em pós-operatório de tempo imediato ou mediato.

GINÁSTICA ISOMÉTRICA FACIAL

Mulher em frente ao espelho.
A preocupação é retardar o envelhecimento.

A preocupação da maioria das pessoas nos dias de hoje é retardar o envelhecimento, principalmente prevenir a flacidez da face e o aparecimento das rugas. Quando já aparente, ameniza-las. Dentre todas as partes do corpo é a face que mostra mais precocemente os sinais de envelhecimento. Alguns optam por técnicas mais radicais como cirurgias plásticas, aplicação de toxina Botulínica e preenchimentos, entre outros procedimentos, porem correm riscos de intercorrências desagradáveis.

Para as pessoas que preferem optar por técnicas menos invasivas com resultados significativos por um período prolongado indica-se a Ginástica Facial, que é nada mais nada menos que a estimulação dos músculos da face. Inicialmente usada como terapia para portadores de paralisia no rosto, a ginástica facial pode reduzir sinais de expressão e prevenir a formação das rugas.

Conversar, sorrir, comer, ações que fazemos diariamente estimulam alguns dos 52 músculos que temos na face e pescoço, mas outros não são totalmente estimulados, por isso com o passar do tempo esses músculos não estimulados começam a perder a tonicidade e conseqüentemente tornam-se flácidos. Além disso, com o passar do tempo os músculos do rosto vão perdendo a rigidez, e a pele, aos poucos, vai retendo menos água, o que por fim promove o aparecimento das rugas. O sol também contribui para aumentar a desidratação do tecido.

O objetivo da Ginástica Facial.

A ciência terapêutica traz como objetivo da Ginástica Facial o aumento do tônus, fortalecimento e hipertrogfia da massa muscular. Além de um músculo mais “durinho”, o exercício estimula a circulação sanguínea o que faz com que as células recebam mais nutrientes e a pele fique mais firme e elástica.

É fundamental que o cliente passe por uma avaliação com um profissional da Saúde Estética para uma melhor escolha dos exercícios, pois, a má execução desses, podem também acentuar algumas marcas de expressão. Outro risco são os distúrbios das ATMs (Articulação Tempomandibular). A postura correta é de extrema importância para execução dos exercícios, por isso recomenda-se fazê-los em frente ao espelho para a autocorreção. Após a avaliação, são presentes alguns exercícios que devem ser feitos diariamente. Uma série pode durar em média 20 minutos.

Mulher adulta com algumas rugas.
A ginástica facial pode retardar o envelhecimento.

A Ginástica Facial não substitui uma cirurgia plástica. Quando há uma sobra excessiva de pele, só a estimulação da musculatura não será eficiente para um resultado satisfatório. Por isto ela é indicada para prevenir, evitar ou prorrogar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, assim também como poderá ser coadjuvante no pré e pós operatório, sempre sob a supervisão de um profissional habilitado na orientação e a liberação do médico responsável. O paciente que optar em fazer cirurgia também pode fazer os exercícios após um tempo de dois a três meses depois da cirurgia. Assim, os resultados serão potencializados e mantidos por mais tempo. Como acontece com o resto do corpo, o resultado dos exercícios faciais serão melhores se a pessoa adotar uma dieta com alimentos que nutrem os músculos.

Para quem é indicado.

A Ginástica Facial é indicada para mulheres e homens a partir de 20 anos, podendo ser feita a qualquer hora do dia em qualquer lugar. Então nunca é tarde para começar a fazer a musculação facial.

Os resultados começam a aparecer entre 45 a 60 dias. Para se obter os resultado sugerimos as seguintes sequências: por dois (2) meses realizar os exercícios todos os dias com 5 repetições de cada um, por mais dois (2) meses continuar realizando todos os dias, mas reduzindo as repetições para 3 vezes.

Segundo Maria Garrigues Walker (walkernine@gmail.com), disseminadora da Ginástica Facial na Espanha, “no momento da realização dos exercícios também se faz necessário concentração para centrar-se na musculatura trabalhada e no movimento realizado, desta forma ocorre um desligamento dos problemas cotidianos induzindo assim um relaxamento e alivio de tensões do dia a dia. Por isto o ideal é a realização da ginástica todos os dias, buscando o equilíbrio integral”.

Cabe destacar a importância do conhecimento da anatomia facial, óssea e muscular, para que fiquem bem clara as aplicações dos movimentos desta técnica conforme serão observados abaixo com suas nomenclaturas específicas.

Por isto vamos relembrar.

Anatomia dos músculos do rosto.
Anatomia facial.
Anatomia do rosto de uma mulher.
*Ilustração da musculatura facial humana comparado com os movimentos do rosto de um robô.
Fonte: http://www.neoteo.com/face-pueden-los-robots-expresar-emociones-video/
Rosto e seus músculos.
Músculos da face.
Músculos do rosto, com suas funções.
Músculos do rosto e suas funções.
Ossos faciais.
Ossos do rosto.
Separações das partes de um crânio.
Partes do crânio.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

– PETKOVA, M. Ginástica facial isométrica: mantenha a juventude do seu rosto. 4.ed. São Paulo. Agora. 1989.

– RODRIGUES, R.E.C. Paralisia facial periférica: análise de 38 casos. Arquivos Médicos do ABC. 2002;27(2):62-6.

– ROWLAND, L.P. Tratado de neurologia. 7.ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 1986.

– THOMAS, J.R.; NELSON, J.K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3.ed. Porto Alegre. Artmed. 2002.

– VACCHIANO, A. Shiatsu facial: a arte do rejuvenescimento. 4.ed. Rio de Janeiro. Brasport. 2000.

– VALENÇA M.M.; VALENÇA L.P.A.L.; LIMA M.C.M. Paralisia facial periférica idiopática de Bell: a propósito de 180 pacientes. Arquivo de Neuropsiquiatria. 2001;59(38):733-93.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *