MASSAGEM NEURO PILO SENSORIAL

No momento a humanidade vive a era da comunicação, onde o ser humano está cada vez mais afastado do convívio presencial com as pessoas, o que ocorre também seu corpo, sendo assim desconectado de sua energia vital. Por isso, precisamos buscar formas de nos manter em equilíbrio, sempre conectando nosso corpo, mente e espírito, para que possamos ter mais qualidade de vida.

Muitos clientes perguntam qual é o segredo de um bom tratamento estético, mas a verdade é que um profissional da saúde/estética bem preparado precisa atender seu paciente conforme as necessidades do século XXI. Por isto, é necessário atuar como um profissional aisthesis, que, na estética, remete àquele que utiliza seus sentidos e conhecimentos para determinar tratamentos personalizados e exclusivos, a partir de uma visão ampla, transformando a ciência e o conhecimento em saúde e beleza.

O ser humano é um ser indivisível, portanto necessitamos ter uma visão holística sobre ele. O holismo é a forma de ver as pessoas e o mundo através do Todo, da integração de todas as suas partes. Sob esta perspectiva, o ser humano é visto como um complexo integrado por seu eu Físico, Mental, Emocional e Espiritual. Devido a isso, as alterações inestéticas também precisam ser interpretadas dentro deste contexto.

Por acreditar que todo o indivíduo necessita e merece uma dose de otimismo para alcançar o equilíbrio e a qualidade de vida desenvolvi esta forma de atendimento ao paciente, massagem neuro pilo sensorial, que envolve uma visão holistica do ser humano para atingir o auge do equilíbrio e da comunicação entre o corpo físico, mental e espiritual durante o período de atendimento. Esta técnica busca alinhar nosso campo energético através do equilíbrio da Aura, Chakras e Pontos de reflexos, aliviando tensões, lesões de esforço repetitivo e liberando áreas de estresse devido ao desalinhamento dos corpos. A massagem é realizada com auxílio dos pincéis que auxiliarão a proporcionar o bem-estar corporal promovendo relaxamento com os estímulos das terminações nervosas distribuídos pela pele.

ENERGIA

O termo energia vital é utilizado há mais de 5.000 anos em várias culturas, mas todas são unanimes em dizer que esta energia é um produto da química do corpo que promove a auto regeneração e a sensação de estarmos vivos. Cada cultura também estuda e define a forma que esta energia flui pelo corpo. Para os chineses e japoneses, esse fluxo de energia é denominado Meridianos, e para os Indianos é denominado chakras.

Mas como podemos entender que o corpo possui um campo de energia se não o enxergamos? Quando o corpo é gerado, ainda no começo da terceira semana, se forma no embrião uma invaginação que dará lugar a um grupo diferenciado de células como a notocorda, a raiz da coluna vertebral, e de três camadas germinativas que darão lugar a distintos tecidos do corpo: o ectoderma – que origina a epiderme, sistema nervoso central e periférico -, o mesoderma – que origina as camadas musculares lisas, tecidos conjuntivos, e é fonte de células do sangue e da medula óssea, esqueleto, músculos estriados e dos órgãos reprodutores e excretor – e o endoderma – que origina os revestimentos epiteliais das passagens respiratórias e trato gastrointestinal, incluindo glândulas associadas.

A partir daqui cada uma das células tomará consciência de sua futura função na formação dos órgãos. Quando somos adultos, em cada tecido conservamos as chamadas de células-tronco adultas, que se encarregam de formar novas células específicas. Estão programadas de tal forma que sempre sabem quais tecidos terão que produzir, exceto quando entramos em uma situação de estresse, seja este físico ou emocional, que se mantém por longo período, as células poderão sofrer mutação, perdendo seu nível de consciência, crescendo e se desenvolvendo de forma indiscriminada, podendo formar um tumor ou qualquer outra alteração. Este é o tipo de comunicação que nosso corpo tem para dizer que algo não está bem e que temos que mudar algo em nossa vida.

Além disto, o sistema energético possui uma organização complexa, pois funciona como um cabo elétrico e óptico, que leva energia a várias partes do corpo e obtém informações a respeito do funcionamento dos nossos sistemas. O que permite que esse sistema funcione corretamente está relacionado aos nossos hábitos de vida, a Energia Vital herdada de nossos pais (código genético), a alimentação, a qualidade do ar, como respiramos, a qualidade da água que bebemos, o tipo de ambiente e suas irradiações, a qualidade do sono, o trabalho e o movimento do corpo. Nossas vivências sociais e particulares também estimulam as emoções, sentimentos e determinados graus de estresse, somando para a saúde do complexo ser humano e mantendo a Energia Vital.

Para os chineses e japoneses, essa energia vital flui pelo corpo através dos chamados meridianos, canais que conectam os órgãos a pele e aos sentidos. Nesse sistema de meridianos, encontramos os pontos de acupuntura e de massagem. Os indianos descobriram que o corpo possui pontos de acúmulo de energia, denominados chakras, e que através deles trocamos energias com o meio ambiente e com as pessoas ao redor.

CHAKRAS

Segundo Lise Bourbeau, autora do livro “Escute o seu corpo”, o corpo físico é rodeado pelo que chamamos de corpo energético ou corpo vital, formado por milhares de pequenas linhas que envolvem o corpo físico. Vinte e uma dessas linhas se cruzam em sete lugares específicos do corpo para formar um centro de energia. Nesses locais a energia é muito mais concentrada. Chamamos esses centros de energia de “chakras”. Os chakras são 7 pontos de energia que estão dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e, através deles, o corpo etéreo se manifesta com maior intensidade no corpo físico. Cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano e possuem uma estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Em um corpo saudável, todos estes vórtices giram em alta velocidade, permitindo que a energia vital flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas, se um desses centros começa a diminuir sua velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido (bloqueado), resultando em envelhecimento ou doença.

 

AURA

Tudo o que existe e se manifesta no plano físico possui uma manifestação de energia mais sutil chamada de campo energético. Todas as manifestações físicas podem ser percebidas com os cinco sentidos, porque vibram numa frequência menor que a da velocidade da luz. Mas o que também podemos chamar de campo energético ou de aura são as manifestações de energia que vibram numa frequência acima da velocidade da luz e que não podem ser percebidas com os cinco sentidos.

A aura é um campo energético que envolve o corpo físico e proporciona a leitura emocional, como medos, angústias, raivas, etc. Nossa aura tem 7 faixas de cores diferentes, e cada uma está relacionada com um chakra. Assim, quando estamos de “bem com a vida”, num estado de espírito muito bom, as cores da Aura são bem vivas e fortes. Este campo energético pode ser fotografado pela câmara de Kirlian, que registra, por intermédio de uma chapa metálica eletrificada colocada em oposição, a passagem de correntes pela resistência elétrica da superfície dos materiais, biológicos ou não.

FLUXO DE ENERGIAS DO NOSSO CORPO

Segundo o pesquisador Southwel (Londres), a distribuição de energia tem como objetivo atuar contra tendências neuróticas, estimulando o fluxo para baixo e   para fora, para equilibrar e completar os padrões naturais de energia do organismo. A intenção do profissional da Saúde Estética, que se propõe a trabalhar com a estética do bem-estar, é guiar e incentivar o fluxo de energia, um fator tão poderoso neste atendimento quanto os movimentos físicos de suas mãos.

Segundo estudos, o fluxo de energia forte, vívido e bem distribuído, resulta em uma circulação mais completa e vigorosa dos líquidos corpóreos, que literalmente lavam e limpam os produtos do stress, levando-os para fora do sistema, desentupindo os tecidos e abrindo gradualmente o corpo. Quando os tecidos são liberados, eles gradualmente recuperam sua elasticidade e permeabilidade natural. As associações destas terapias diminuem a couraça tissular e o organismo elimina elementos do estresse e recarrega-se com energia vital, sempre que está repousando em um ambiente favorável. E o princípio terapêutico é sempre o mesmo: mobilizar e harmonizar até que o organismo esteja limpo.

EQUILIBRIO E ESTÍMULOS DA BIOELETRICIDADE DO CORPO HUMANO  

Agora que já conhecemos e entendemos o que é a energia presente em nosso corpo, conhecida como Energia Vital, precisamos aprender a usa-la, estimulá-la e equilibrá-la.

O indivíduo que mantém sua fonte de energia própria é capaz de modular através do seu pensamento e irradiar, simultaneamente, ondas eletromagnéticas contendo sinais de som e imagem. A questão dimensional transforma-se de maneira pluridimensional e a dimensão de tempo e espaço se alteram substancialmente, numa experiência denominada “estado alterado de percepção e de consciência”. É indispensável para o ser humano manter o equilíbrio elétrico do seu corpo que está relacionado com a saúde física, mental e emocional do indivíduo. Como e onde encontrar este estímulo e equilíbrio?

ESTÍMULO DA PELE ATRAVÉS DO TOQUE E DOS PINCÉIS

1cm² de pele contêm: 6 milhões de células; 16 glândulas sebáceas; 1 metro de vasos sanguíneos; 5 folículos pilo-sebáceos; 100 glândulas sudoríparas; 5 mil glândulas sensitivas; 4 metros de nervos; 25 pontos borosensíveis; 2 pontos termo sensíveis; 12 pontos crio sensíveis. Logo, a pele é um órgão de percepções múltiplas pois possui milhares de terminações nervosas e tudo isto reflete no organismo quando estimulado adequadamente através do toque.

Quando se realiza estímulo adequado sobre receptores sensoriais, estes são levados através da medula espinhal ao encéfalo, onde são interpretados como estímulo de relaxamento. O toque transforma estímulos físicos em comunicadores químicos e em estados psicológicos, possibilitando a geração de imagens mentais, emoções e sentimentos. A importância do toque é notável através da observação do cotidiano, sendo ela evidenciada no relacionamento entre as pessoas. O toque humanizado potencializa os resultados, porque o paciente é um conjunto de corpo e mente. Então o organismo funciona como um todo.

As várias técnicas de massagens para relaxamento, sejam realizadas com as mãos ou com algum acessório, são formas de toque onde aplicamos pressão ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões e ligamentos, proporcionando assim alívio de traumas físicos, stress psicológico, controle da dor, melhora da circulação e alivio de tensões.

ESTRESSE – CONCEITOS E INFLUÊNCIAS   

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% da população mundial é afetada pelo estresse. O estresse é uma resposta do corpo a um evento de esforço extremo ou importante, onde o organismo libera uma série de reações químicas, provocando, consequentemente, reações fisiológicas. Essas reações levam a uma perturbação da homeostasia que deve ser recuperada para um perfeito funcionamento do organismo.

O fator estressor pode desencadear diferentes respostas em diferentes organismos, ou seja, diferentes pessoas podem reagir a um mesmo estressor de maneira diferente. A capacidade de lidar com os eventos estressores podem variar conforme a herança genética, estilo de vida, experiência de aprendizado adquirida durante a vida e dependendo da estratégia de enfrentamento utilizada pelo indivíduo. Este pode se transformar num estresse positivo ou negativo.

O modo de vida que a sociedade urbana enfrenta pode ser apresentada como uma das principais causas de adoecimento físico e mental, gerando níveis elevados de estresse. O estresse quando excessivo produz consequências psicológicas e emocionais que resultam em cansaço mental, dificuldade de concentração e perda de memória imediata, bem como crises de ansiedade e de humor. Do ponto de vista físico, possíveis doenças podem surgir pela baixa do sistema imunológico.

Segundo Augusto Cury, estamos passando pela era da Síndrome do Pensamento Acelerado que afeta, principalmente, pessoas adultas que trabalham em locais que exigem constante atenção, nos quais é preciso lidar com metas e prazos e que estão aliados a uma série de responsabilidades e compromissos, como médicos, professores e jornalistas. Isso ocorre porque uma série de pensamentos estão rondando a mente. Não trata apenas do conteúdo do pensamento, mas, principalmente, do ritmo que eles assumem. Um logo é substituído pelo próximo, sem que eles sejam devidamente processados, o que impossibilita, consequentemente, o descanso emocional e psíquico. O resultado é o estresse.

Entre as características podemos citar a sensação persistente de apreensão, dificuldade de memória, déficit de concentração, fadiga, irritabilidade e sono alterado. Além disso, o indivíduo permanece com a sensação constante de que 24 horas não são suficientes para realizar todas as atividades que necessita. O esgotamento mental é convertido em cansaço físico, pois a alta atividade cerebral acaba sequestrando energia de outras áreas. É interessante ressaltar que o portador da Síndrome do Pensamento Acelerado possui a consciência de que é necessário reduzir a velocidade de seus pensamentos, contudo, mesmo tentando, não consegue reduzir a intensa atividade à qual está submetido.

Pesquisas, no âmbito dermatológico, comprovam que a ansiedade, a depressão, o estresse e a qualidade de vida influenciam no aparecimento ou exacerbação de doenças.     O estresse é um grande influenciador nas alterações inestéticas faciais como alopecia areata, dermatite atópica, acne. Segundo Nicholas Perricone (2003), o estresse é um comprovado elemento desencadeador de acne em qualquer idade. Além disso, o estresse pode influenciar alterações inestéticas corporais como celulite, gordura.

O excesso de cortisol, desencadeado pelo estresse, faz as glândulas suprarrenais trabalharem mais e, em excesso, provocam retenção de líquido e acúmulo de gordura. O cortisol pode inibir a leptina, substância reguladora do apetite e que age no hipotálamo. Dessa forma, os dois fatores combinados – o apetite maior e o metabolismo propício ao acúmulo de gordura – levam à obesidade.

Podemos considerar então a importância de um atendimento integrado aos pacientes, oferecendo psicoterapia, atendimentos em grupo, técnicas de relaxamento e estratégias de redução de estresse, que contemplem um suporte psicossomático do sujeito em sua integralidade. Assim, seria possível propor programas de intervenção, informando pacientes e instrumentalizando profissionais para um trabalho conjunto e integrado, já que o fim último das pesquisas é beneficiar os pacientes, aqueles que sofrem com o problema estudado.

MASSAGEM NEURO PILO SENSORIAL 

Muitos são os autores que discorrem sobre a estreita relação entre pele e psiquismo desde sua importância para a constituição do ego até o entendimento da pele como uma via de comunicação com o mundo externo. Através da pele, o indivíduo tem suas emoções expostas ao outro, quando ruboriza, arrepia ou adoece. Quanto ao estresse sabe-se que é um fator relacionado com o surgimento e desenvolvimento de doenças. Muitos pesquisadores têm buscado aprofundar os conhecimentos sobre a relação entre o estresse e as doenças de pele. extensos estudos indicam que o estresse emocional pode exacerbar alguns eventos na psoríase, por exemplo.

Por isso, desenvolvi esta forma de atendimento ao paciente que envolve um conhecimento de ser humano em um contexto holístico para atingir o máximo do equilíbrio e da comunicação entre o corpo físico, mental e espiritual durante o período em que ele estará em atendimento. O objetivo desta técnica é buscar o alivio das tensões, liberando áreas de estresse devido ao desalinhamento, movimento repetitivos e lesões remanescentes do passado. A massagem neuro pilo sensorial proporciona o equilíbrio do corpo, através do nosso campo energético, aliando o conhecimento do profissional, os pincéis e a música juntamente com os procedimentos realizados com as mãos, nosso maior instrumento de trabalho.  Os benefícios desta técnica não invasiva é proporcionar o gerenciamento do estresse levando a diminuição da ansiedade, o aumento da energia e da vitalidade, a melhora da concentração e da qualidade do sono, a redução da fadiga e o aumento da microcirculação.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAUER, M.E. Estresse: como ele abala as defesas do organismo. Ci Hoje 2002; 3(179): 20-5.

BALLONE, G. J. Estresse e Trabalho. Disponível http//www.psiqweb.med.br. Acessado em: 11 de Maio 2011.

LIPP, M.E.N. Manual do inventário de sintomas do stress para adultos de Lipp (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo; 2000.

LIPP, M. E. N. (2000). Manual do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo.

BESANT, Annie W.; LEADBEATER, C. W. Formas de Pensamento. SP, Ed. Pensamento, …Google Livros Maio, 2011

LEADBEATER C. W. Os Chakras, os centros magnéticos vitais do ser humano. SP, Ed. Pensamento, 1956 Google Livros Maio, 2011

O tratamento de distribuição de energia, Clover Southwell Gerda Boyesen Centre, Londres, 2008.

ANZIEU, D. (1989). O Eu – pele. São Paulo: Casa do Psicólogo.

MAROT, R. S. V. (1993). Distúrbios de ansiedade e depressão na Dermatologia. Anais Brasileiros de Dermatologia, 68 (5) 251-53.

MONTAGU, A. (1988) Tocar o significado humano da pele. São Paulo: Summus.

SELYE, H. (1936). A syndrome produced by diverse nervous agents. Nature, 148, 32.

LUDWIG, M. W. B.; REDIVO L. B.; ZOGBI H.; HAUBER L.; FACCHIN T. H.; MÜLLER M. C.. Aspectos psicológicos em dermatologia: avaliação de índices de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida.  Psic v.7 n.2 São Paulo dez. 2006

3 comments

  1. Olá Isabel
    Parabéns pelo belo trabalho desenvolvido para o ser humano, tenho muito interesse em aprofundar me mais sobre a massagem neuro pulo sensorial, eu moro em São Paulo vc recomenda algum a escola aqui que ensine essa técnica?
    Agradeço a atenção e fico no aguardo.

    Grata,

    Márcia Gracinda

    1. Olá Márcia Gracinda
      Grata pelo reconhecimento.
      Esta técnica eu ensino em meus cursos e no momento não tenho data em São Paulo.
      Terei aqui em Curitiba (PR) o curso de gestante que acontecerá na data de 16 de abril.
      Maiores informações do curso pelo site http://www.ciabv.com.br
      Att.,

      Isabel Piatti.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *